Neimar Alves
O Núcleo de Empresas Juniores (NEJ) da UFU promoveu em 1º de junho sua primeira Assembleia Geral no anfiteatro da Biblioteca do campus Santa Mônica. Diretores do Núcleo, professores tutores e responsáveis por cada uma das sete empresas juniores (EJs) existentes abordaram a criação do órgão. Ele pretende gerir a expansão das EJs mantendo o compromisso de fornecer produtos e serviços de qualidade. Por se tratarem de associações civis sem fins lucrativos, as empresas juniores prestam serviços a preços menores que os praticados por empresas privadas e ainda elaboram projetos de responsabilidade socioambiental em benefício da comunidade.
As primeiras discussões em torno do Núcleo surgiram em 2008 seguidas de encontros para trocas de experiência no ano seguinte. Com o apoio da Reitoria da UFU, os responsáveis puderam conhecer de perto em 2010 o funcionamento do Núcleo já existente na Universidade Federal de Minas Gerais. Implementado com êxito neste ano, o NEJ fortalecerá a atuação das empresas juniores no Triângulo Mineiro. Os projetos incluem ainda a participação em eventos nacionais e internacionais que reúnem os juniores e suas empresas levando o nome da Universidade e demonstrando qualidade de serviços afim de atrair novos parceiros e clientes. O Núcleo deve ainda facilitar o trânsito de informações e experiências entre as EJs, criar um banco de clientes e promover cursos de capacitação e aprimoramento.Mais empresas juniores
Está em pauta a criação de novas empresas para os cursos de Engenharia Química, Psicologia e Tradução o que traria mais oportunidades aos estudantes dessas áreas. Os juniores desenvolvem conhecimentos práticos e obtém experiência em administração e negócios antes mesmo de enfrentarem o mercado de trabalho. Para conquistar um posto é necessário que o graduando passe em um dos processos seletivos aplicados periodicamente pelas empresas juniores para os alunos de suas respectivas Unidades Acadêmicas.
Pauta sugerida por: Vitor Assis Leal
História
A primeira EJ do mundo é francesa, surgiu em 1967 na ESSEC (L'Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris) oferecendo consultoria econômica. Já a primeira brasileira foi criada em 1984 na Fundação Getúlio Vargas (FGV) a partir de ideia trazida para cá pela Câmara do Comércio Brasil-França. O Brasil conta hoje com a maior quantidade de empresas juniores do mundo. Confira a seguir os sites das EJs existentes atualmente na UFU. Nos links é possível saber da história de criação de cada uma, informações sobre seus processos seletivos, localização, projetos, exemplo de clientes, serviços oferecidos por elas e como contratá-las.
ACPE Assessoria Consultoria Planejamento Econômico
Apoio Empresa Jr. de Administração
Conavet - Consultoria e Assistência Veterinária
Conselt - Empresa Jr. de Consultoria em Engenharia Elétrica
Meta Consultoria - Empresa dos cursos da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU
MinasBio - Empresa Júnior de Consultoria Ambiental
Terra Consultoria - Empresa Júnior em Geografia UFU




0 comentários:
Deixe um comentário para esta postagem