Calourada 2011 promove debates e shows

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Por Marina Luísa 

    Dos dias 28 de setembro a 02 de outubro (domingo), a Calourada DCE UFU 2011 promoveu atividades e shows que atenderam a todas as áreas, a todos os gostos. O evento foi organizado pelo DCE, com o apoio da Prefeitura Universitária. 

Oficina Estêncil (Foto: Divulgação)
  O próprio Diretório realizou palestras, oficinas e minicursos durante todos os dias. As atividades que contaram com maior participação dos estudantes foram a Oficina de Estêncil, dirigida pela graduanda do curso de Artes Visuais Carla Rocha e a palestra ministrada por Rafael Pegado (UEE-MG) e Estevão Cruz (UNE) sobre Expansão, Assistência Estudantil e Trabalho, na qual foi exposta e discutida a idéia de se criar uma Pró-Reitoria de Assistência Estudantil. Outra atividade que se destacou foi a oficina de Mídia Livre, ministrada por Luana Bonone, junto aos alunos do segundo período de Jornalismo. Na quinta-feira (29) de manhã, a oficina sobre a Lei de Estágio não pôde ser realizada. 

  Segundo Inaê Vasconcellos, membro do DCE, a Calourada superou as expectativas e teve uma participação mais positiva do público em relação à anterior. As atividades acadêmicas oferecidas contaram, em sua maioria, com um número bom de estudantes e os shows também tiveram público considerável. Na quinta-feira, dia de Rock’n Roll, o número de pessoas que estiveram nas apresentações foi muito superior ao imaginado. Inaê ressaltou que a Calourada provou que uma festa feita de estudantes para estudantes pode ser organizada e segura. 

Banda "O Berço" apresenta-se no sábado. (Foto: Divulgação)
   Karine Albuquerque, aluna do sexto período de Jornalismo, foi conferir o show da banda Balakubaku, na sexta-feira, e disse que achou a estrutura do palco legal e o local (estacionamento da Reitoria) bem mais amplo e organizado que o Centro de Convivência. Afirmou ainda que as bebidas estavam mais acessíveis e havia banheiros químicos suficientes. O local estava cheio, mas tranqüilo, segundo a aluna. 

    João Paulo Peixoto, membro do Diretório Acadêmico da Computação considera que a Calourada foi "decente", mas afirma que mudaria muita coisa. Ele trabalhou no bar com representantes de outros dois Diretórios Acadêmicos e declara: "Sábado foi extremamente trabalhoso, mas no fim deu bastante lucro."

O aluno Max Pereira, também membro do DACOMP, conta ter participado de todo processo político e logístico de preparação da Calourada e pondera que, apesar dos protestos instigados por alguns alunos, o evento teve saldo positivo. “Durante os shows à noite, a segurança foi muito bem organizada para que nada de errado ocorresse, pois essa seria a primeira festa a acontecer dentro de um campus da UFU depois da proibição temporária”, declara.

Entre universitários e comunidade externa, a Calourada 2011 recebeu um público de aproximadamente 10 mil pessoas, envolvidas em oficinas, palestras, minicursos e shows.

1 comentários:

Unknown comentou em 8 de outubro de 2011 às 15:01

É bom lembrar que também rolou isso...

http://www.youtube.com/watch?v=JPKfM8BvAs4

Deixe um comentário para esta postagem