Por Patrícia Alves

O Exame Nacional do Ensino Médio 2011 teve as provas aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro em todo o Brasil. Puderam se inscrever para o exame estudantes do Ensino Médio e também pessoas que já terminaram os estudos em anos anteriores, os chamados egressos, de todo o país. O Enem, que desde 2009 tem sido adotado por universidades como processo seletivo, através do Sisu - Sistema de Seleção Unificado - substitui agora o vestibular tradicional, sendo juntamente com o PAAES, forma de ingresso na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
O PAAES, Programa de Ação Afirmativa de Ingresso no Ensino Superior, é o processo seriado que dá aos alunos do ensino médio de escolas públicas a chance de ingressar na UFU; através de três etapas, anuais e sucessivas. A universidade destina 50% do total de vagas dos cursos semestrais e 25% do total de vagas dos cursos anuais, no primeiro processo seletivo de cada ano.
A mudança na forma de ingresso na UFU mudou a rotina das escolas e dos estudantes de Uberlândia, segundo a estudante Lorraine Pires a prova atribui maior relevância nas soluções de situações dos problemas cotidianos, exigindo maior atenção e interpretação na hora de resolver as questões.
A prova é composta de uma redação com tema pré determinado e 180 questões, distribuídas da seguinte forma: 45 de Ciências da Natureza e suas tecnologias, 45 de Ciências Humanas e suas tecnologias, 45 de Matemática e suas tecnologias e 45 de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Sendo que as duas primeiras provas são aplicadas no primeiro dia, com disposição de quatro horas e meia para resolução; e as outras três aplicadas no segundo dia, com cinco horas e trinta minutos para sua efetuação.
De acordo com Nayara Scarllet, que realizou o exame neste ano, “o que mudou foi na execução da prova, que por ser muito longa, acaba nos desgastando muito e nos deixando apreensivos e preocupados com tempo”.
Algumas pessoas como Lorraine Pires acreditam que essa mudança pode prejudicar os estudantes da região que se preparam para entrar na universidade; “para os estudantes regionais o ingresso em uma universidade federal ficou mais difícil, porque esse aluno estará concorrendo com pessoas do país inteiro que tiveram a mesma, ou melhor preparação” disse a estudante. Mas para Gilmar da Cunha Sousa, diretor da Equipe da Diretoria de Processos Seletivos - DirPS, “o aluno que é de uma outra região e que possivelmente vai ocupar uma vaga aqui na UFU, não vai desistir de tentar ficar mais próximo da casa dele”.
A Universidade Federal de Uberlândia não se manifestou sobre as questões que vazaram no Ceará, mas Gilmar afirmou que a universidade está preparada para um vestibular relâmpago caso seja necessário. Sobre as vagas do processo 2012/2 e a continuidade do PAAES; o diretor da DirPS disse que um novo Enem já foi anunciado nos dias 28 e 29 de abril de 2012 e que o PAAES ainda está em fase de adaptação/aprovação.
SISU
Podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificado os candidatos que fizeram o Enem e que possuam nota maior do que zero na redação. Este processo seletivo possui uma única etapa de inscrição.
Na próxima fase, o candidato pode escolher até duas opções, entre as vagas ofertadas, por ordem de preferência; definindo se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas* (cotas). No decorrer do período de inscrição, o candidato ainda tem a chance de mudar suas opções, será considerada válida a última confirmada.
Na última etapa, o sistema selecionará os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem. Assim são selecionados os classificados dentro do número de vagas ofertadas, caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções, ele será selecionado prioritariamente em sua primeira opção. Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os classificados têm um prazo para efetuar sua matrícula na instituição, confirmando a ocupação da vaga.
*É de total responsabilidade do candidato se certificar, se atende ou não aos requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada a política afirmativa.
Para mais informações consulte o site do SISU: www.sisu.mec.gov.br
Para mais informações consulte o site do SISU: www.sisu.mec.gov.br




0 comentários:
Deixe um comentário para esta postagem