Instituto de Geografia propõe criação do curso de Turismo

domingo, 18 de março de 2012

Por Lucas Felipe Jerônimo

Alunos de Geografia acompanharam a apresentação do projeto
     Cerca de 30 pessoas, entre alunos e professores do curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), se reuniram neste sábado (17) no auditório C do bloco 5O para a apresentação da proposta de projeto pedagógico do curso de bacharelado em Turismo, a ser criado pelo Instituto de Geografia.
     A apresentação foi realizada pelo professor doutor Rosselvelt José Santos, especialista em Geografia e Turismo do Instituto, nela, o professor sugere a abertura de um curso com base na incorporação da lei que constitui a profissão de Turismólogo. De acordo com Rosselvelt, o curso pretende contextualizar o estudante de forma crítica, de modo a formá-lo para a observação do espaço e despertar a sua concepção de sentido relativa às dinâmicas sociais: “A nossa preocupação é com a formação de profissionais éticos, compromissados com o desenvolvimento humano, com a preservação ambiental, respeito à cultura e aos modos de vida”, afirma. Confira entrevista com o professor no vídeo.


A grade curricular mostra uma pluralidade de conteúdos e, além do Instituto de Geografia (IG/UFU), conta com disciplinas de diversas unidades acadêmicas: Instituto de Ciências Sociais (INCIS), Faculdade de Medicina (FAMED), Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), Instituto de Psicologia (IPUFU), Faculdade de Direito (FADIR), Instituto de Filosofia (IFILO), e Instituto de Letras e Linguística (ILEEL).   
     A proposição da graduação em Turismo na UFU vem da demanda da comunidade externa. O diálogo ocorreu entre o Instituto de Geografia, membros da secretaria da prefeitura e da rede hoteleira além de representantes de comunidades locais. A partir do encontro de ontem serão avaliadas as propostas de mudança apontadas por alunos e demais professores, no próximo dia 28 acontece uma assembleia com alunos, professores e técnicos para avaliar a implantação do curso de Turismo, como informa a professora doutora Marlene Teresinha de Muno Colesanti no vídeo.


0 comentários:

Deixe um comentário para esta postagem