José Elias Mendes e Maysa Vilela
Está proibida, desde o último dia 14, a utilização de copos descartáveis nos RU’s da UFU. Além de cortar o fornecimento dos copos, a Divisão de Restaurantes Universitários optou por também proibi-los dentro dos limites internos dos restaurantes.
| Gerente da DIVRU declara: "Se pudermos fazer algo em termos de sustentabilidade, vamos fazer". Foto: Maysa Vilela |
A proibição foi a última ação de um projeto da DIVRU que visa diminuir a geração de resíduos pelos restaurantes. Apenas no RU do campus Santa Mônica, cerca de três mil copos eram dispensados por dia. Wander Luiz Prado, gerente da DIVRU, conta ao Senso (In)Comum que criar uma universidade sustentável é o objetivo do projeto. “O RU do campus Umuarama foi inaugurado em agosto passado já sem os descartáveis”, informa Wander.
O gerente relata ainda que a aceitação por parte dos usuários não chega a ser de 100%, mas que é relativamente alta. Kamilla Machado Nogueira, estudante de Biologia, utiliza os serviços do RU e acha uma ótima iniciativa por parte da gerência. “O pessoal começa a criar um pouquinho de consciência”, diz.
Em substituição aos descartáveis, o RU fornece uma caneca plástica por usuário, que, para retirá-la gratuitamente, deve cadastrar-se junto à Secretaria do restaurante. Wander lembra que a vida útil de uma caneca como essa é de aproximadamente cinco anos, o que diminui consideravelmente seu impacto ambiental.




0 comentários:
Deixe um comentário para esta postagem