Por Tatiana Oliveira Lima
Foto: Marcos Lander
![]() |
Sibipirunas antes do corte ilegal |
Hoje fui falar com um vizinho sobre cortar a árvore da minha casa que parece que já está doente e está com risco de cair nos fios elétricos. Ele falou que tenho que procurar a secretaria do meio ambiente. Para quem não sabe, desmatar (mesmo que seja só uma árvore) sem autorização resulta em uma multa altíssima!
Achei correta essa atitude, se todos fôssemos cortar a árvore que bem entendêssemos, não haveria muita variedade por ai, certo? Só que semana passada o prefeito de Araguari (minha cidade) resolveu cortar as sibipirunas das praças. Não faz mal, elas só tem cerca de 150 anos ou mais, não é como se elas estivessem ali desde a fundação da cidade (estão!). Mas é lógico que pensei que a secretaria do meio ambiente ou o conselho teriam dado a autorização, e que aquelas árvores deveriam estar se tornando um risco para os que transitam no local.
Mas não. Todas as árvores foram derrubadas sem consulta ao conselho, o que trouxe revolta a muitos dos cidadãos araguarinos e inclusive uberlandenses. Não foi nenhuma surpresa, já que isso parece fazer parte da cultura da prefeitura local, que sempre tem uma desculpa superficial para derrubar a mata nativa. Os cidadãos se reuniram em assembléia e conseguiram que as outras sibipirunas não fossem cortadas. Ai que vem o castigo, por que quem faz coisa errada tem que ter uma punição, não? Pode ser que a prefeitura tenha que pagar uma multa altíssima (foram mais de 9 árvores 100% saudáveis e centenárias cortadas). Só tem um problema, não é o prefeito quem vai pagar a multa, é a prefeitura! (com aquele dinheiro que era pra ser investido na cidade). E lá vamos nós ficar sem verba e endividados, talvez com ruas cheias de buracos, como de costume...
Mas essa é a história do país. Quem tem poder faz as burradas, e o cidadão que paga!





18 comentários:
"Não faz mal, elas só tem cerca de 150 anos ou mais" (sic)
Não sou especialista, mas penso que árvores que tenham 150 anos ou mais e que estejam situadas em locais de grande concentração humana e intensa atividade comercial, devem mesmo ser cortadas.
Penso também que a remoção de uma árvore ornamental não exclui a possibilidade de se plantar uma outra que não coloque em risco a vida alheia, bem maior e mais valioso a ser defendido, conforme preceitua a lei e a moral.
Acredito que a atitude da prefeitura evitará futuros danos e prejuízos tanto materiais quanto aos relativos ao bem da vida, e também o projeto prevê a reposição das árvores.
Tudo bem, você pode pensar assim... Mas é contra a lei. Mundialmente isso é crime ambiental. Não deixa de ser só por que você acha a planta substituível.
Vamos todos então plantar outras sibipirunas de 150 anos no local, em uma praça tombada que não deveria ser mexida!
Não é crime desde que deixe de trazer risco a população. Quantas árvores cairam nas ultimas chuvas em Araguari? Poderia ser uma dessas no centro da cidade, e se fosse seu carro atingido? E se você estivessa dentro dele? A quem você recorreria? O responsavel por isso seria a Prefeitura de Araguari.
Isso é lógico que não é substituivel uma árvore historica de 150 anos, mas e ai deixa ela lá podendo cair a qualquer momento?
E houve uma solicitação da Secretaria de Serviços Urbanos a Secretaria do Meio Ambiente para realizar o corte das árvores, se você for até a Prefeitura é possivel que consiga esse documento, e veja também as leis sobre esse tipo de assunto com relação a poda e corte de árvores.
Concordo com você com relação a preservar o meio ambiente e tudo mais, mas deve se por na balança.
Acho que vocês realmente não viram as árvores depois de cortadas....nenhuma estava podre...nenhuma estava doente...nenhuma tinha NENHUM risco iminente de cair
concordo que se estivessem causando algum risco à população, deveriam ser cortadas, ams não estavam!
Acredito que qualquer coisa que esteja na iminência de causar danos à sociedade é substituível, inclusive árvores de 150 anos com fã clube. E mais, novas árvores serão plantadas garantindo que no futuro, pessoas aproveitem o ambiente da praça da forma mais adequada possível.
Ainda, acredito ser mais fácil remover e substituir árvores do que fluxo de pessoas e centros comerciais.
E enquanto discutimos isso, lembrei-me da Mata Atlântica, que hoje possui menos de 8% de área do que um dia já teve.
Imagine quantas árvores anciãs não foram derrubas na construção de cidades como a própria Araguari.
Quem decidiu se elas deveriam ser cortadas ou não, foi uma pessoa que entende do assunto e não alguem igual agente que só acha que ela não devia ser cortada ou não. Há toda uma legislação em torno desse assunto.
"Acho que vocês realmente não viram as árvores depois de cortadas....nenhuma estava podre...nenhuma estava doente...nenhuma tinha NENHUM risco iminente de cair
concordo que se estivessem causando algum risco à população, deveriam ser cortadas, ams não estavam! "
Mas vc tb não viu, uai?! Pára de ficar na praça... A praça que vc fica nem é essa, é a da Matriz, fora que vc nem em condições de analisar árvores fica. rsrsrs...
hahahahahaha
Ranier...mas mi nha vida é ficar nas praças! hahaha
Adriano, não é uma questão de fã club, é de bom senso. E é por causa de desmatamentos como o da Mata Atlântica que essas árvores tem que ser preservadas (enquanto saudáveis)
Mas vou parar de discutir, pq claramente vcs conhecem o dono do feito e estão defendendo essa pessoa, eu só estou expondo minha opinião.
MAs vamos falar de número então...em quanto tempo essas árvores iam causar risco à sociedade? sinceramente, me digam pq eu realmente estou curiosa...vi os troncos cortados e mesmo um leigo sabe que elas não estavam prestes a causar risco nenhum.
Obrigada
Primeiramente não estamos defendendo ninguém, mesmo porque nem votei nos "donos do feito", estamos defendendo apenas a veiculação de uma informação correta.
Você está acusando, "Todas as árvores foram derrubadas sem consulta ao conselho", qual foi sua fonte para tal? Você foi atrás de alguma informação sobre o assunto?
Você afirmou também que houve uma assembléia para que as árvores não fossem cortadas e que provavelmente a prefeitura teria que pagar uma multa com o dinheiro da população, mas até hoje nenhum ambientalista ou jornal da cidade se manifestou em relação ao assunto.
"Mesmo um leigo sabe que elas não estavam prestes a causar risco nenhum". Torno a repetir que "Quem decidiu se elas deveriam ser cortadas ou não, foi uma pessoa que entende do assunto e não alguem igual a gente que só acha que ela não devia ser cortada ou não." Se você acha que isso é um trabalho fácil, pergutne para as pessoas que passam anos estudando Biologia, Agronomia, Engenharia Ambiental e até mesmo Técnicos de Segurança, pois elas podem te explicar os diversos problemas que podem levar uma árvore de 150 anos a ser um fator de risco além da mera "aparência saudável".
Mais um detalhe. A foto que você publicou não mostra as verdadeiras condições da calçada da praça.
E um problema, realmente não dá pra saber quando as árvores vão cair, por isso acidentes como esse acontecem:
http://www.gazetadotriangulo.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=14835:chuvas-causam-estragos-em-araguari&catid=18:geral&Itemid=162
http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/chuva-em-araguari-deixa-casas-destelhadas/
Eu não conheço "o dono feito". Na verdade, o que me chamou a atenção no texto foi sua primariedade e não o debate em si, que a meu ver é patético.
Exemplo: no terceiro parágrafo nos é dito que a não consulta a um tal de conselho gerou revolta nos cidadãos. (?)
não conheço o "dono do feito".
fenômenos naturais são imprevisíveis.
a Mata Atlântica apenas foi citada como parâmetro de comparação.
o espaço urbano deve ser pensado estrategicamente.
e também estou expondo opinião.
O jardineiro é Jezuis, e as árvores somos nozes!
Deixe um comentário para esta postagem