Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

sábado, 28 de maio de 2011

Por Tatiana Oliveira Lima

                                                         Foto: Marcos Lander
Sibipirunas antes do corte ilegal

     Hoje fui falar com um vizinho sobre cortar a árvore da minha casa que parece que já está doente e está com risco de cair nos fios elétricos. Ele falou que tenho que procurar a secretaria do meio ambiente. Para quem não sabe, desmatar (mesmo que seja só uma árvore) sem autorização resulta em uma multa altíssima!

      Achei correta essa atitude, se todos fôssemos cortar a árvore que bem entendêssemos, não haveria muita variedade por ai, certo? Só que semana passada o prefeito de Araguari (minha cidade) resolveu cortar as sibipirunas das praças. Não faz mal, elas só tem cerca de 150 anos ou mais, não é como se elas estivessem ali desde a fundação da cidade (estão!). Mas é lógico que pensei que a secretaria do meio ambiente ou o conselho teriam dado a autorização, e que aquelas árvores deveriam estar se tornando um risco para os que transitam no local.

     Mas não. Todas as árvores foram derrubadas sem consulta ao conselho, o que trouxe revolta a muitos dos cidadãos araguarinos e inclusive uberlandenses. Não foi nenhuma surpresa, já que isso parece fazer parte da cultura da prefeitura local, que sempre tem uma desculpa superficial para derrubar a mata nativa. Os cidadãos se reuniram em assembléia e conseguiram que as outras sibipirunas não fossem cortadas. Ai que vem o castigo, por que quem faz coisa errada tem que ter uma punição, não? Pode ser que a prefeitura tenha que pagar uma multa altíssima (foram mais de 9 árvores 100% saudáveis e centenárias cortadas). Só tem um problema, não é o prefeito quem vai pagar a multa, é a prefeitura! (com aquele dinheiro que era pra ser investido na cidade). E lá vamos nós ficar sem verba e endividados, talvez com ruas cheias de buracos, como de costume...


     Mas essa é a história do país. Quem tem poder faz as burradas, e o cidadão que paga!


18 comentários:

Bruno comentou em 2 de junho de 2011 às 17:14
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriano comentou em 2 de junho de 2011 às 17:39
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo comentou em 2 de junho de 2011 às 18:38

"Não faz mal, elas só tem cerca de 150 anos ou mais" (sic)

Não sou especialista, mas penso que árvores que tenham 150 anos ou mais e que estejam situadas em locais de grande concentração humana e intensa atividade comercial, devem mesmo ser cortadas.
Penso também que a remoção de uma árvore ornamental não exclui a possibilidade de se plantar uma outra que não coloque em risco a vida alheia, bem maior e mais valioso a ser defendido, conforme preceitua a lei e a moral.

Adriano comentou em 2 de junho de 2011 às 18:43

Acredito que a atitude da prefeitura evitará futuros danos e prejuízos tanto materiais quanto aos relativos ao bem da vida, e também o projeto prevê a reposição das árvores.

Tatiana Oliveira Lima comentou em 3 de junho de 2011 às 18:17

Tudo bem, você pode pensar assim... Mas é contra a lei. Mundialmente isso é crime ambiental. Não deixa de ser só por que você acha a planta substituível.

Tatiana Oliveira Lima comentou em 3 de junho de 2011 às 18:19

Vamos todos então plantar outras sibipirunas de 150 anos no local, em uma praça tombada que não deveria ser mexida!

Bruno comentou em 3 de junho de 2011 às 19:57

Não é crime desde que deixe de trazer risco a população. Quantas árvores cairam nas ultimas chuvas em Araguari? Poderia ser uma dessas no centro da cidade, e se fosse seu carro atingido? E se você estivessa dentro dele? A quem você recorreria? O responsavel por isso seria a Prefeitura de Araguari.
Isso é lógico que não é substituivel uma árvore historica de 150 anos, mas e ai deixa ela lá podendo cair a qualquer momento?
E houve uma solicitação da Secretaria de Serviços Urbanos a Secretaria do Meio Ambiente para realizar o corte das árvores, se você for até a Prefeitura é possivel que consiga esse documento, e veja também as leis sobre esse tipo de assunto com relação a poda e corte de árvores.
Concordo com você com relação a preservar o meio ambiente e tudo mais, mas deve se por na balança.

Tatiana Oliveira Lima comentou em 4 de junho de 2011 às 04:00

Acho que vocês realmente não viram as árvores depois de cortadas....nenhuma estava podre...nenhuma estava doente...nenhuma tinha NENHUM risco iminente de cair
concordo que se estivessem causando algum risco à população, deveriam ser cortadas, ams não estavam!

Adriano comentou em 4 de junho de 2011 às 05:42

Acredito que qualquer coisa que esteja na iminência de causar danos à sociedade é substituível, inclusive árvores de 150 anos com fã clube. E mais, novas árvores serão plantadas garantindo que no futuro, pessoas aproveitem o ambiente da praça da forma mais adequada possível.
Ainda, acredito ser mais fácil remover e substituir árvores do que fluxo de pessoas e centros comerciais.
E enquanto discutimos isso, lembrei-me da Mata Atlântica, que hoje possui menos de 8% de área do que um dia já teve.
Imagine quantas árvores anciãs não foram derrubas na construção de cidades como a própria Araguari.

Bruno comentou em 4 de junho de 2011 às 06:33

Quem decidiu se elas deveriam ser cortadas ou não, foi uma pessoa que entende do assunto e não alguem igual agente que só acha que ela não devia ser cortada ou não. Há toda uma legislação em torno desse assunto.

Rannier comentou em 4 de junho de 2011 às 07:21
Este comentário foi removido pelo autor.
Rannier comentou em 4 de junho de 2011 às 07:24

"Acho que vocês realmente não viram as árvores depois de cortadas....nenhuma estava podre...nenhuma estava doente...nenhuma tinha NENHUM risco iminente de cair
concordo que se estivessem causando algum risco à população, deveriam ser cortadas, ams não estavam! "

Mas vc tb não viu, uai?! Pára de ficar na praça... A praça que vc fica nem é essa, é a da Matriz, fora que vc nem em condições de analisar árvores fica. rsrsrs...

Tatiana Oliveira Lima comentou em 5 de junho de 2011 às 13:36

hahahahahaha
Ranier...mas mi nha vida é ficar nas praças! hahaha

Tatiana Oliveira Lima comentou em 5 de junho de 2011 às 13:45

Adriano, não é uma questão de fã club, é de bom senso. E é por causa de desmatamentos como o da Mata Atlântica que essas árvores tem que ser preservadas (enquanto saudáveis)
Mas vou parar de discutir, pq claramente vcs conhecem o dono do feito e estão defendendo essa pessoa, eu só estou expondo minha opinião.
MAs vamos falar de número então...em quanto tempo essas árvores iam causar risco à sociedade? sinceramente, me digam pq eu realmente estou curiosa...vi os troncos cortados e mesmo um leigo sabe que elas não estavam prestes a causar risco nenhum.
Obrigada

Bruno comentou em 5 de junho de 2011 às 14:43

Primeiramente não estamos defendendo ninguém, mesmo porque nem votei nos "donos do feito", estamos defendendo apenas a veiculação de uma informação correta.

Você está acusando, "Todas as árvores foram derrubadas sem consulta ao conselho", qual foi sua fonte para tal? Você foi atrás de alguma informação sobre o assunto?
Você afirmou também que houve uma assembléia para que as árvores não fossem cortadas e que provavelmente a prefeitura teria que pagar uma multa com o dinheiro da população, mas até hoje nenhum ambientalista ou jornal da cidade se manifestou em relação ao assunto.

"Mesmo um leigo sabe que elas não estavam prestes a causar risco nenhum". Torno a repetir que "Quem decidiu se elas deveriam ser cortadas ou não, foi uma pessoa que entende do assunto e não alguem igual a gente que só acha que ela não devia ser cortada ou não." Se você acha que isso é um trabalho fácil, pergutne para as pessoas que passam anos estudando Biologia, Agronomia, Engenharia Ambiental e até mesmo Técnicos de Segurança, pois elas podem te explicar os diversos problemas que podem levar uma árvore de 150 anos a ser um fator de risco além da mera "aparência saudável".

Mais um detalhe. A foto que você publicou não mostra as verdadeiras condições da calçada da praça.

E um problema, realmente não dá pra saber quando as árvores vão cair, por isso acidentes como esse acontecem:
http://www.gazetadotriangulo.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=14835:chuvas-causam-estragos-em-araguari&catid=18:geral&Itemid=162

http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/chuva-em-araguari-deixa-casas-destelhadas/

Anônimo comentou em 6 de junho de 2011 às 20:02

Eu não conheço "o dono feito". Na verdade, o que me chamou a atenção no texto foi sua primariedade e não o debate em si, que a meu ver é patético.
Exemplo: no terceiro parágrafo nos é dito que a não consulta a um tal de conselho gerou revolta nos cidadãos. (?)

Adriano comentou em 6 de junho de 2011 às 20:03

não conheço o "dono do feito".
fenômenos naturais são imprevisíveis.
a Mata Atlântica apenas foi citada como parâmetro de comparação.
o espaço urbano deve ser pensado estrategicamente.
e também estou expondo opinião.

vitorferolla comentou em 9 de junho de 2011 às 13:25

O jardineiro é Jezuis, e as árvores somos nozes!

Deixe um comentário para esta postagem