Encontro em Uberlândia discute estratégias para erradicação da pobreza

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Por Laura Laís

Participantes votam pela aprovação de propostas
A universidade federal de Uberlândia recebeu ontem o seminário legislativo pobreza e desigualdade. O evento, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi divido em 12 encontros regionais  que tiveram início no dia 5 de setembro, e terá a sua etapa final em Belo Horizonte, nos dias 24, 25 e 26 de outubro. Uberlândia foi a oitava cidade a sediar o evento.
A abertura contou com a presença do presidente da ALMG, o deputado Diniz Pnheiro (PSDB), que destacou a necessidade de estratégias que levem a erradicação da pobreza e da miséria no estado. O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão e vários outros representantes políticos do estado compareceram ao encontro.
O deputado André Quintão (PT), presidente da Comissão de Participação Popular da ALMG e coordenador do evento, ressaltou a importância da discussão, “é fundamental que em cada região nós possamos identificar quem são essas pessoas que vivem na linha da pobreza e em um trabalho integrado entre várias políticas públicas nós possamos fazer um esforço adicional para que essas pessoas tenham direito a dignidade humana”, afirma.
De acordo com dados do Censo 2010, realizado pelo IBGE, em Minas 900 mil pessoas vivem em situação de pobreza, ou seja, que sobrevivem com até R$140 mensais. No Triângulo Mineiro, apesar de ser uma das regiões mais ricas do estado, mais de cem mil pessoas vivem essa realidade, dessas, 36 mil tem possuem renda de até R$70 mensais, o que é considerado situação de miséria.
Os temas foram divididos em dois eixos principais: desenvolvimento Social e desenvolvimento econômico sustentável. As propostas apresentadas durante os encontros regionais serão analisadas no evento final em Belo Horizonte, de onde sairá um documento com a síntese da contribuição de cada encontro. Esse documento irá subsidiar a revisão do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e a elaboração do Plano Plurianual de Ação Governamental 2012 – 2015 (PPAG). 

0 comentários:

Deixe um comentário para esta postagem