Corrida contra o tempo

segunda-feira, 15 de abril de 2013


A produção do trabalho final envolve dificuldades que podem colocar em xeque a conclusão do curso

Debora Bringsken

            O que antes era praticamente exclusivo da sala de aula, hoje pode ser acompanhado com muita facilidade pela maioria das pessoas. Basta acessar redes sociais como o Facebook para encontrar uma grande demanda de universitários expondo sua corrida contra o tempo para concluir seus trabalhos finais de curso e, enfim se formar. Essa pressão não passa apenas pelos prazos estipulados pelas instituições de ensino, existem passos anteriores que podem comprometer o resultado final do trabalho.
A entrega e defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou Monografias sempre foi motivo de medo e insegurança para a maioria dos universitários, por isso é necessário comprometimento e dedicação do aluno desde o início.  É preciso buscar com antecedência o tema a ser defendido, escolher um orientador com quem a troca de ideias não signifique conflitos, pesquisar, analisar, abrir mão de feriados e finais de semanas e o principal, não deixar para a última hora.
Correndo contra o tempo, Aline Gonçalves Menezes, está terminando o 8º período do curso de Relações Internacionais na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e diz que, no momento, a principal dificuldade que está encontrando é a de ter que conciliar a produção da monografia com os estudos das matérias que possui na grade horária do período. Além disso, a estudante também relata a sua preocupação em cumprir uma de suas metas assim que se formar: o intercâmbio. “Se eu não conseguir terminar a monografia a tempo, vou ter que esperar mais seis meses para colar grau com a próxima turma, e eu não gostaria de passar por isso, pois vai atrapalhar os meus planos para depois que eu formar, principalmente o intercâmbio”, diz.
Lara Selis, professora do curso de Relações Internacionais da UFU, e orientadora de Aline, evidencia que a relação entre o orientador e o aluno é determinante, pois afeta diretamente o processo de aprendizagem deste. “As responsabilidades são igualmente direcionadas: ao professor, a leitura, a correção e a orientação, e, ao discente, a dedicação, o estudo e o cumprimento de prazos. Assim,  podemos pontuar a importância do respeito mútuo e do diálogo horizontal  para o desenvolvimento tranquilo e positivo do trabalho”, acentua.
Segundo Michele Aparecida Xavier Falco, psicóloga do Setor de Atendimento Psicológico (SEAPS) da UFU, a demanda de alunos que enfrentam estas dificuldades e pressões é bastante frequente no setor e ressalta que esses fatores estão relacionados ao momento de vida que o aluno está enfrentando. “A preocupação do estudante não é apenas com a apresentação ou produção do TCC, mas também com o que vai fazer ao sair da universidade e entrar no mercado de trabalho. O TCC se torna o seu passaporte para esta transição”, destaca.
A psicóloga afirma que para lidar com as atribulações que surgem durante esse período da vida do universitário, é preciso que ele mesmo respeite o seu próprio tempo para a realização de cada passo do trabalho. Além disso, ela também reforça a importância do planejamento e da dedicação do aluno. “Esses são alguns caminhos possíveis para que este momento fique mais leve, ou não tão pesado quanto ele é”, conclui.
Para quem está na fase inicial do processo de produção do trabalho de finalização do curso, Aline, como aluna, e, com base nas suas próprias experiências, recomenda que encontrar o orientador e escolher o tema o mais rápido possível pode auxiliar nessa corrida contra o tempo.

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