Espaço virtual de escambo reúne mais de cinco mil pessoas em Uberlândia

segunda-feira, 15 de abril de 2013


No grupo já foram trocados mudas de plantas e até serviços de tatuagem e grafite


Priscila Costa

Na sociedade que vivemos é muito comum comprarmos cada vez mais coisas que vão se entulhando em nossas casas. Às vezes adquirimos algo que não usamos nem uma vez e já estamos jogando fora.  Numa iniciativa de reaproveitar estes objetos, Gabriel Tino, aluno do curso de Artes Visuais da UFU criou o grupo “Escambo Uberlândia”, para troca de bens ou serviços sem a intermediação de dinheiro, na rede social Facebook.
O grupo começou pequeno, sem grandes intenções de crescimento, mas superou as expectativas de seu idealizador. Hoje, após três meses da criação do Escambo, o espaço já possui mais de cinco mil participantes, e foi além de singelas trocas de objetos. Há quem já realizou escambo de carros, armas (como crossbow e espadas), móveis, cafés e até CDs de músicas.
Marcos Paiva, aluno do curso de Engenharia da Computação da UNIUBE e Gabriela Morais, aluna do curso de Ciências Sociais da UFU utilizaram o grupo para trocar arquivos musicais. A estudante relata: “levei meu HD externo e fiquei horas trocando ideias com ele. A troca já aconteceu há alguns meses e até hoje escuto o portfólio musical que ele me passou”. Marcos conta que aceitou participar por ser apaixonado por música. “Achei bacana a ideia de sentar em um lugar com pessoas desconhecidas, e provavelmente gostos e estilos musicais diferentes”, diz.
Além de realizar o reaproveitamento de objetos, o “Escambo Uberlândia” também proporciona aos participantes criar círculos de amizades, se não pessoais, pelo menos virtuais. Este foi o caso de Gabriela e Marcos. Apesar de nunca mais terem se encontrado, ainda têm a liberdade de conversarem um com o outro, indicar filmes e também outras músicas.
Regras
Apesar de ser um grupo que facilita as relações pessoais, o grupo tem regras. Gabriel Tino deixa-as bem claras logo no topo do espaço virtual. É proibido divulgar vendas e anúncios (de festas, empresas, artistas e etc). Caso isso aconteça o post é apagado, e se a situação se repetir, a pessoa é excluída do grupo.
Também não é permitido comentários de negociações em dinheiro. Caso alguém tenha o interesse em comprar o objeto ou serviço, Gabriel indica que a transação seja feita fora do grupo, diretamente com quem ofereceu o bem. Outra regra do Escambo é não trocar animais, são permitidas apenas doações deles. Por fim, o criador pede aos que realizam trocas para deixarem registrado nos comentários caso a negociação tenha sido finalizada, para fazer o controle.





0 comentários:

Deixe um comentário para esta postagem