UFU é preferência de jovens entre outras federais

terça-feira, 9 de abril de 2013


A cidade de Uberlândia interfere bastante na escolha dos estudantes

Daniela Malagoli

A Universidade Federal de Uberlândia é a escolha de muitos jovens na hora do vestibular. Seja por motivos relacionados à instituição, ou por razões que dizem respeito à cidade de Uberlândia. Fato é que a UFU tem se destacado dentre outras federais e a cidade tem apresentado um grande crescimento econômico e populacional. Além de oferecer várias opções de curso, a UFU está passando por um processo de ampliação, que está se concretizando com a construção de novos blocos e a criação de outros campi, como o Glória.
A estudante de Medicina, Luciana Naves foi aprovada também na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no entanto preferiu estudar na UFU. Ela diz que o Hospital das Clínicas (HC) interferiu na sua escolha. “É bem maior, e a possibilidade de ver mais casos é, por consequência, grande”, resume. O HC da UFU é o maior prestador de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser referência para 30 municípios da região. A aluna também explica que Uberlândia é uma cidade promissora. “Apesar de estar crescendo, a cidade apresenta excelente qualidade de vida e mercado de trabalho satisfatório”, opina a aluna, que pretende ficar na cidade depois de se formar.
UFG, UnB e UFU. Essas foram as universidades nas quais a estudante Luíza Junqueira foi aprovada. Contudo, preferiu estudar Relações Internacionais na UFU. A aluna destaca a infraestrutura da instituição e a qualidade de vida de Uberlândia como decisivas na sua escolha. “As instalações são superiores às outras federais em que fui aprovada e, além disso, a faculdade se encontra em uma ótima região em Uberlândia, de fácil acesso às minhas necessidades”, resume. Além disso, ela observa: “o que a UFU oferece de melhor aos estudantes são as oportunidades extracurriculares, como estágios, iniciações científicas e mobilidades nacionais e internacionais”.
A aluna explica que, embora a qualidade de ensino da UFU seja excelente, as outras universidades não ficam à margem. Em relação à cidade, Luíza acredita no crescimento: “o mercado de trabalho em Uberlândia, apesar de não ser demasiadamente amplo, oferece boas oportunidades em áreas chaves, como engenharia, medicina e administração”.
De acordo com o Censo de 2010, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Uberlândia apresentou, desde o ano de 2000, um crescimento maior do que todo o Estado de Minas Gerais. De 510 mil habitantes em 2000, Uberlândia possui hoje aproximadamente 605 mil habitantes, se tornando a segunda maior cidade de Minas Gerais.

0 comentários:

Deixe um comentário para esta postagem